Pular para o conteúdo principal

TENDÊNCIA DE COR: PAREDES ESCURAS NA DECORAÇÃO

TENDÊNCIA DE COR: PAREDES ESCURAS NA DECORAÇÃO


Paredes escuras na decoração sempre geram bastante dúvidas. Muitas pessoas acabam desistindo de investir nas tonalidades mais marcantes na hora de colorir os ambientes com medo de que o o resultado fique muito escuro ou pesado visualmente. Mas a verdade é que é possível brincar com as cores fortes na decoração sem correr o risco de perder amplitude de espaço e de se arrepender. Todo o segredo está no equilíbrio – como tudo na decoração.
Paredes escuras na decoração
Se você sempre quis ter paredes escuras na decoração da casa, mas nunca soube como fazer isso, ou simplesmente, assim como eu, adora uma pegada mais marcante na composição, continue acompanhando o post. Hoje eu separei algumas dicas bem pontuais e várias inspirações de ambientes decorados com esse recurso. Vamos conferir?

COR E PERSONALIDADE

Quando se fala em paredes escuras na decoração, a gente sempre acaba pensando no preto, não é mesmo? Porém o verde e o azul escuros são cores que estão em alta no cenário de decoração atual. Um pouco mais leve que o preto, mas seguindo a mesma linha de composição de personalidade, essas tonalidades aparecem com cada vez mais frequência nos projetos, adicionando um toque descolado e de modernidade a qualquer ambiente – inclusive aos quartos de bebês que sempre receberam cores neutras.

A cor escura nas paredes pode acabar remetendo a uma decoração mais masculina. Para quebrar esse visual, a dica é investir em acessórios e móveis com acabamentos mais delicados. O contraste entre a cor forte e a estampa mais feminina fica perfeita para decorações com atuais e cheias de personalidades. Existem tantas formas de deixar as paredes mais escuras em casa, que a parte mais difícil é mesmo decidir como apostar nesse visual!!

PAREDES ESCURAS NA DECORAÇÃO

O principal truque para acertar na hora de apostar nas paredes escuras na decoração é manter os ambientes bem iluminados – independente do seu tamanho. É claro que nos cômodos mais amplos fica muito mais fácil evitar o erro, mas isso não quer dizer que em um espaço mais reduzido não possa-se investir em uma parede em tons mais fortes. O segredo é aproveitar bem a luz natural e apostar em bons focos de luz artificial, como lâmpadas e luminárias, seja elas no teto ou no chão. Quando o ambiente estiver iluminado, você mantem o equilíbrio das cores.
Outra dica importante é inserir detalhes e móveis em cores mais claras. Essas peças são perfeitas para quebrar aquele clima mais pesado das paredes escuras. Experimente apostar em almofadas, quadros e outros acessórios em tons e também em materiais mais leves. O contraste é muito interessante para a decoração como um todo.


Se você tem medo de pesar muito na decoração, uma alternativa interessante pode ser pintar a menor parede do ambiente ou ainda a parede de fundo. Assim, o cômodo ganha profundidade e você consegue um efeito bem moderno. Outra ideia é pintar as paredes recortas, como por exemplo, a bancada na cozinha americana. O importante é brincar com as cores e não ter medo de ter essa tendência em casa.
Preto, grafite, chumbo, azul marinho, berinjela ou petróleo. São tantas as opções para deixar a suas paredes ainda mais bonitas, que eu resolvi separar algumas inspirações para facilitar na sua escolha. Repare que todos os ambientes possuem um ar contemporâneo e o design acaba sendo muito mais valorizado com a escolha das cores. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAÇA VOCÊ MESMO: ARRANJOS DE MESA